sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Como fazer o motor de uma cb






Manuais: As fotos a seguir remetem a páginas exclusivas, são sensacionais, e se você quer se aventurar abrindo o motor de sua CB, este é o manual.
Leia a descrição de cada foto e acesse a galeria que contém as fotos e uma descrição sobre a mesma.

Desmontagem do Motor da CB.
image001b.jpg (535×405)
Vamos ver aqui as peças que resultam da operação de desmontar o motor para trocar as juntas:
Isto se faz desmontando a tampa do cabeçote, então o cabeçote e finalmente as camisas e o cilindro. Obtém se as seguintes partes:image002b.jpg (535×405)
Nós observamos que o motor tem dois cilindros e assim dois pistões, que é vista na Foto 03. Cabeçote e o as camisas do cilindro foram empilhados (Foto 02) fazendo parecer com o motor montado, mas separando-os nós obtemos:image003b.jpg (535×405)
Vista de trás:
Observe as duas entradas onde os carburadores se posicionam para injetar em cada cilindro a mistura "ar-gasolina".
image004b.jpg (535×405)

Vista superior:
Observe que:

  • Seis molas que correspondem a 6 válvulas. As molas de baixo correspondem às válvulas de entrada, as molas de cima às válvulas de escape. Há 2 válvulas de admissão e uma de escape para cada cilindro.
  • O centro do cabeçote que parte da esquerda para direita é que receberá o eixo de comando.
  • A fenda no centro do cabeçote que continua no cilindro passa a corrente da distribuição que conectará o virabrequim ao eixo de comando.image005b.jpg (535×405)
  • Cabeçote visto de baixo:
    Pode-se então observar:
    • As seis válvulas que se viu na Foto 05.
    • A junta (desgastada) entre o cabeçote e o cilindro.
    • A fenda onde passa a corrente da distribuição.
    • Duas velas em cada cilindro, no alto as 2 válvulas de admissão e abaixo as 4 válvulas de escape.image006b.jpg (535×405)
    • Pode-se observar a posição destas duas velas da parte externa nas seguintes fotografias:fotos 08 e 07 
    image007b.jpg (535×405)
    Vide descrição anterior.image008b.jpg (535×405)Observe os vários elementos descritos nos diagramas da parte precedente:
    Em cada um dos lados nós colocamos o que é chamado de balancim que recebem os movimentos do comando. Na Foto 09 somente o balancim da parte direita (olhando o motor como se estivesse montado na moto) foi colocada:image009b.jpg (535×405)




Aqui a foto do balancim mais próxima.
Observe (na parte esquerda) que o braço está pronto para pressionar na ponta da válvula.
É o eixo de comando que faz o movimento do braço.
image010b.jpg (535×405)

Aqui o braço do balancim está pressionando a válvula.image011b.jpg (535×405)
O eixo de comando colocado normalmente no centro empurra o braço do balancim para o alto, que pressiona a ponta da válvula como mostra a foto 11
image012b.jpg (535×405)
Observando o balancim de baixo, vê-se que a parte central recebe os movimentos do comando (pelo eixo de comando conectado ao virabrequim pela corrente de distribuição(Corrente de Comando), e reflete-se então este movimento com as pontas das válvulas.


image013b.jpg (535×405)
Aqui duas plantas (Fotos 14 e15) extraídas do motor da revisão (CB400N) que o permitirá ver o corte do motor em que nós nos trabalhamos:
image015b.jpg (508×582)image014b.jpg (604×660)
Parte 1

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